Os abutres do CINM

Um dos pontos levados à Cimeira Funchal - Lisboa, com Calado e Albuquerque a se encontrarem com Costa a 20 de Novembro e depois com os restantes elementos do Governo com poder nas matérias foi o Centro Internacional da Madeira. Se os 9 pontos produziram fracos resultados o 10º então ...


As sociedades de "endividamento", os concursos e escolhas de deputados e governantes, visam controlar para os senhores do poder económico o que a Madeira lhes pode favorecer e não à população. O senhor de pestana aberta tem uma família de marca na mão, o seu gestor, o seu deputado e a sua secretária. O seu gestor foi para o CINM por consequência da entrega, sem concurso, ao privado de pestana aberta esse bacamarte milionário do Centro Internacional de Negócios.

O Centro Internacional de Negócios da Madeira foi criado em 1987 na RAM pelo Governo da República para promover e desenvolver o investimento nacional e estrangeiro numa zona periférica do território português (nos termos do art.º 1.º do DL nº165/86). Esta é, desde 1987 gerida pela Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM). No uso da autorização conferida pelo artigo 77.º da Lei n.º 9/86, de 30 de abril, o Decreto-Lei 165/86 de 26 de junho veio dar o suporte legal necessário para o desenvolvimento do regime.

Era um instrumento do Estado na Autonomia para que esta obtivesse uma fonte de receita e prosseguisse o desígnio da auto-sustentabilidade financeira. Se bem que aberta ao investimento nacional, a obtenção de divisas e investimento estrangeiro era o objectivo primordial para assim diversificar a estrutura de bens e serviços da Região Autónoma da Madeira através de benefícios fiscais com baixas taxas de tributação.

A SDM que gere o CINM foi criada em 1984, apenas em 1987 se torna concessionária do Centro Internacional de Negócios da Madeira, colaboradora directa do Governo Regional e do Governo da República. A sua função era promover e angariar clientes para o CINM e ainda a construção e manutenção de infraestruturas na Zona Franca Industrial e a gestão administrativa do sistema.

É evidente, como sempre, que os espertalhões da Madeira perverteram as intenções, abusaram e inquinaram de tal maneira que descredibilizaram por suspeitas várias o objectivo. Acham que o Francisco Costa ia sair se não estivesse muito mau? E se não estivesse muito mau alguém iria fazer o 10º pedido ao Costa daquela maneira? É desespero. Estão a atingir todas as receitas da Madeira, Turismo, CINM, ...


A Zona Franca Industrial do CINM, é um parque industrial que proporciona um conjunto de infraestruturas para a produção e armazenamento industrial por um baixo custo, acompanhado de benefícios fiscais e aduaneiros. Foi relativamente bem sucedido se comparado com os parques de cabras do "água morna" que não quer sair da MPE e só fez dívida. Mais uma sociedade de endividamento.

O Registo Internacional de Navios, outro elemento desta solução, a mais bem sucedida, permite o registo de navios de comércio e recreio com benefícios fiscais e operacionais às embarcações registadas. Nada a dizer, por isso querem fazer agora de aviões como se a fórmula fosse replicável. Nota-se o crescimento da estupidez no GR à medida que os anos passam.

Se eu fosse um privado, nunca teria lata de sequer sugerir ao Governo Regional que cedesse à exploração semelhante instrumento de arrecadação de impostos para benefício da população e da Governação. Só a intensa relação de dependências e interdependências familiares, partidárias, a mistura de interesses pessoais e empresariais na gestão da Região, levaria a que o Grupo de Pestana Aberta estivesse no CINM. É por este abuso, onde uma postura de estado cai nas mãos de um comerciante privado, que quer ver lucro para construir um hotel por ano com os dividendos que daqui "nascem", que surgem as suspeições, as acusações e a intensa artilharia da Esquerda. Eles têm muita razão e terão toda se um dia surgirem os resultados das averiguações. Por isso a direita tenta a todo custo inviabilizar. Por isso o PSD ajoelha-se a Costa para um pelo amor de Deus evita-nos isso.

A Madeira podre, endividada, com uma estrutura ineficiente e até incompetente, que suga a riqueza regional e faz pobres, está aflita. Não foram fazer exigências a Lisboa, foram de bola baixa. Saíram de 4.

Quem meteu a Madeira nesta alhada foram os Governo de Jardim e Albuquerque e agora, querem mais uma vez que a Madeira seja uma excepção, aquela com que se habituaram a Governar a Madeira, misturando tudo e só olhando para ambições pessoais de Governantes e empresários do regime.

Os objectivos de fixação de empresas e laboração, criação de postos de trabalho, rendimentos para os cofres da Região são um flop disfarçado porque é do interesse aos magnatas enriquecidos com o Orçamento Regional que ela exista.

A grande verdade é esta, ninguém se vai interessar em deitar a mão ao CINM com este tipo de gente a Governar e os privados da Madeira Nova a abusar. A maior parte dos insucessos da Madeira têm natureza endógena e isto vai para pior porque anda tudo louco a se encher enquanto dá.

Enviado por Denúncia Anónima 
Terça-feira, 03 de Dezembro de 2019 10:28
Texto, título e imagens enviadas pelo autor.