Foucault


A importância da imprensa e do acesso a documentos administrativos na Democracia:

Michel Foucault (M. F).: ... Na verdade, qual é o sonho rousseauniano presente em tantos revolucionários? O de uma sociedade transparente, ao mesmo tempo visível e legível em cada uma de suas partes; que não haja mais nela zonas obscuras, zonas reguladas pelos privilégios do poder real, pelas prerrogativas de tal ou tal corpo ou pela desordem; que cada um, do lugar que ocupa, possa ver o conjunto da sociedade; que os corações se comuniquem uns com os outros, que os olhares não encontrem mais obstáculos, que a opinião reine, a de cada um sobre cada um. (...)

M. F.: É a ilusão de quase todos os reformadores do século XVIII, que deram à opinião uma autoridade considerável. A opinião só podendo ser boa por ser a consciência imediata de todo o corpo social, eles acreditaram que as pessoas iriam tornar-se virtuosas pelo simples fato de serem olhadas. A opinião era para eles como que uma reatualização espontânea do contrato. Eles desconheciam as condições reais da opinião, as media, uma materialidade que obedece aos mecanismos da economia e do poder em forma de imprensa, edição, depois de cinema e televisão.

M. P.: Quando você diz: eles desconheceram as media, você quer dizer: eles desconheceram que era preciso fazê−los passar pelos media?

M. F.: E que estes media seriam necessariamente comandados por interesses económico-políticos. Eles não perceberam os componentes materiais e económicos da opinião. Eles acreditaram que a opinião era justa por natureza, que ela se difundiria por si mesma e que seria um tipo de vigilância democrática. No fundo, foi o jornalismo − invenção fundamental do século XIX − que manifestou o caráter utópico de toda esta política do olhar."
Sem comunicação social livre e sem direito efectivo aos documentos administrativos, os Dominadores podem esconder as suas corrupções.
Continuem o bom trabalho rapazes e raparigas do Correio da Madeira.

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 14 de Fevereiro 2020 07:15
Texto, título enviados pelo autor. Ilustração e link CM.