CMF: cada um com a sua PIDE

A proibição nem sempre é necessária ou é a melhor solução. Neste fim de semana, vi na TV que uma grande região na Itália, onde residem 16 milhões de pessoas, está em quarentena. A primeira coisa que muitos fizeram foi arrumar a trouxa para se deslocar para sul, antes que as comunicações viárias e ferroviárias fossem controladas. Se calhar a pedagogia sem alarido dava mais resultado.

Agora há uma onda de despenalização de determinadas drogas, tudo porque aqueles que não a tornaram "fruto proibido" tiveram mais sucesso no seu combate. As sociedades são diferentes pelo estado de evolução, pode levar mais um tempo numas do que noutras mas todas se nivelam pelo mesmo resultado.

Reconheço que há profissões mais exigentes do que outras na disponibilidade dos meios de comunicação mas, todas, integral ou parcialmente, acedem na hora mais conveniente. Pode ser o caso mas, proibir até nos trabalhos que dela dependem já é patologia. Não sei se de pato se de doença.

As notícias, se não forem dadas por zelosos com interesses políticos, serão dadas por outros que não têm compromissos. Depois destas observações, falta só dizer que é difícil nos nossos dias ser PIDE. Tadinhos. A moderação e idoneidade é o melhor caminho. A proibição é um desafio, até porque as pessoas têm meios próprios.

Quem hoje chegou ao seu posto de trabalho na CMF percebeu que nenhum funcionário tem acesso ao Facebook ou ao Youtube. Segundo um email oficial, enviado sexta-feira, a situação deve-se as tentativas de invasão das redes informáticas do município. Em vez de resolver, invocam isto para colocar em prática a PIDE? ... parece a pergunta do Alentejano ... compadri, e que culpa tem o porco?

A ordem veio da Presidência, nenhum funcionário tem acesso ao Facebook ou ao Youtube. Tem coragem para isto e não teve para outro arrumo de vereação mais capaz para governar? "Visão" Política!

Agora, o procedimento para o funcionário ter acesso, implica informar o seu superior hierárquico que, por sua vez, deverá submeter pedido à consideração do Presidente. Bárbaro! E a oportunidade fantástica, em plena crise do Coronavírus, estes Covid's-19 cortam as comunicações que evitam contactos pessoais ... que oportunidade. Até os gestores das páginas de Facebook, Funchal Cidade Educadora e Universidade Sénior do Funchal tiveram acesso bloqueado. Posso me rir? Agora vão fazer contactos pessoais?

O Governo Regional já fez disto e o resultado prático é que precisa de cada vez mais "comunicação", assessores e agências. Para tratar e dar formação, será que a CMF vai seguir o mesmo modelo? Tinha piada!

Só posso concluir que isto é medo da Opinião Pública nas redes sociais ou ... duro ... incompetência informática. Se as passwords são fracas ou divulgadas ... muda-se ... certo? É que seguindo este modelo de verdade e consequência, se os Horários do Funchal se atrasarem numa carreira ... acaba-se a carreira. Quem quiser, deverá solicitar expressamente transporte na secretaria da Horários do Funchal e depois fica a aguardar aprovação do Presidente!

Este é o ambiente e a convicção a esta hora dentro da CMF, Se alguém quiser esclarecer ... Até parece que a CMF fez um acordo com alguma operadora de comunicações móveis para promover a venda de pacotes de dados.

Editado: Senhor Presidente, vamos à rua usar a net da Câmara?

Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 9 de Março 2020 11:02
Todos os elementos enviados pelo autor.

O mesmo autor pediu posteriormente, 11:11, para adicionar no fim: "Senhor Presidente, vamos à rua usar a net da Câmara?"