O Curriculum da Graça Luísa

Dragão de Ouro símbolo de riqueza e poder na fé dos chineses.
A agora famosa  Youtuber  Graça Luísa, conhecida por ser a cara do negócio Telexfree que em 2014 criou na Madeira mais pobres que ricos, publicou um video seu canal na plataforma YOUTUBE mostrando-se indignada contra uma publicação no Correio da Madeira.  Na nossa humilde opinião o Correio da Madeira * limitou-se simplesmente a comentar um video tornado público pela própria, de livre e espontânea vontade.

Para quem não viu, no supracitado video a visada utilizava o sarcasmo que se lhe reconhece para insinuar que tinha perdido tudo e que agora vivia numa varanda onde até chovia e dormia numa pequena cama encostada à parede.

Visivelmente chocada com os comentários do Correio da Madeira a supradita senhora publicou logo de seguida um outro video - com a duração de 24 minutos - em que ameaçava com queixa-crime (onde já ouvimos isto?), oferecendo o valor da indemnização resultante de uma ação em Tribunal contra o Correio da Madeira ao advogado que a representasse, se o Correio da Madeira não retirasse a publicação no espaço de 24 horas.

Se isto não fosse dramático até seria hilariante!

Mas afinal quem é cidadã Graça Luísa de Freitas Andrade? Nas centenas de documentos a que tivemos acesso, a figurinha, a que chamaremos de apenas Graça Luísa, em 2000 era apenas uma Assistente Administrativo Principal no Centro Regional de Saúde.

De funcionária pública, e de freelancer na venda de uma marca de aspiradores porta a porta, ao negócio TelexFree foi um pequeno grande passo. E em fevereiro de 2013 é a principal figura mediática na investigação do Programa “Sexta às 9”, onde, com um ar superior e inteligente é entrevistada para a RTP defendendo a idoneidade da “sua” TelexFree.

Para quem já se esqueceu, o negócio Telexfree tornou-se viral na Madeira e movimentou milhões de euros e milhares de pessoas, desde padres, médicos, engenheiros, políticos, a famosos empresários do regime que incrivelmente acreditavam no milagre da multiplicação. A loucura era tal, que até João Jardim chegou a afirmar que a TelexFree era um rendimento extra para a população.


Para os mais atentos, e desde o início, que o negócio TelexFree cheirava a burla, e imagine-se só, que descobriu-se que até o pormenor do logotipo da empresa tinha sido plagiado do Campeonato Mundial de Badminton em 2010.

A miragem Telexfree foi sol de pouca dura e depois de ter todos os seus sítios na internet bloqueados, em abril de 2014 as empresas “TelexFree Inc” e “TelexFree LLC” declararam-se insolventes, dando início a um longo processo nos Tribunais americanos que originou a condenação e a prisão efetiva de alguns dos responsáveis.

Se ser enganado uma vez pode ser ingenuidade, ser enganado duas vezes ou é burrice ou é um forte indício de premeditação danosa.

E se até à data a Graça Luísa podia-se confessar também uma vítima da TelexFree, o que se seguiu tirou-lhe toda a razão. E foi assim que, da burla Telexfree, a Graça Luísa passou rapidamente para a promoção de outros negócios similares como a WishClub, BNG, Pay Diamond, LifeinBlock, e por último em 2019 a UNICK onde afiançou que o investimento era garantido.

Como seria de esperar, todos eles, sem exceção, faliram e se revelaram ser negócios desastrosos com grandes indícios de estrutura piramidal tipo esquema de PONZI.

Para que se saiba, os indícios de burla na Pay Diamond e Unick eram tão fortes que a Justiça Brasileira nos inícios de 2020, e ainda em fase de investigação, ordenou a prisão preventiva e o arresto das contas da maioria dos promotores envolvidos, negócios esses que a Graça Luísa dizia representar e que promovia no nosso País.

Se a presunção de inocência é um direito inalienável de um cidadão, o seu Curriculum Vitae é um prenúncio do que ela realmente é no livre arbítrio da vida que escolheu. E como não nos cabe o papel de acusar, fica apenas dúvida e a suspeição cabendo aos Tribunais decidir sentenciar ou arquivar.

E como nunca é demais alertar os mais desprevenidos, deixo aqui o link de um video do YouTuber Ricardo Cardoso - este sim um famoso - que se tornou viral e que é uma denúncia muito bem feita sobre os negócios apelidados de Marketing Multinível e Marketing Relacional, e onde, e infelizmente, muita gente continua a ser enganada.


Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 4 de Março 2020 15:15
Texto, título e link do vídeo de Ricardo Cardoso enviados pelo autor. Ilustrações CM.


O CM é uma plataforma de comentários. Os autores enviam e nós publicamos. Quando o CM opinar ou emitir informação não traz os créditos no fim dos textos de cada publicação. Esta observação deve-se ao facto de observarmos que o CM já entranhou como sendo de todos e do povo, estamos orgulhosos disso! É aí o nosso lugar! Mas para certas cabeças que querem inventar uma pega, esta pequena expressão faz confusão: * "Na nossa humilde opinião o Correio da Madeira ..." pode aquecer as cabeças.

A perseguição à opinião, ou seja, o delito de opinião é algo que existe na Madeira, por isso nasceu o CM. Estamos com este belo exemplo, e em abono da verdade, políticos e governantes estão mais habituados ao escrutínio e à critica do que outras figurinhas ...

Hemeroteca. Leitura recomendada.