A política do furto


Este site é muito crítico com o PSD e eu sou militante do partido, vamos ver se morro decapitado aqui. Por acaso venho criticar o meu próprio partido e espero que de uma vez por todas saibam que nem todos somos carneiros. Há disciplina partidária (já foi melhor), há de facto carneiros que dão o mau nome ao resto dos militantes e há os que pensam.

Podem escrever muito sobre o tema mas o que se passa com as internas do PSD é que o partido a nível regional, através do seu secretário geral armado em esperto, quis furtar o dinheiro das quotas ao PSD nacional. Agora "sempre foi assim", meu amigo acaba de dizer que sempre roubaram? Quase que chegávamos ao tempo de Sá Carneiro para justificar o erro (metam por favor o vídeo). Foi bom ver que José Prada é um líder do passado e que sonha manter o PSD aí, nada deve mudar para que as aldrabices sejam mais fáceis.

A ideia correu mal e agora ninguém volta atrás e a cada dia que passa há menos hipóteses de resolver. O PSD é um partido que vai fazendo as regras conforme o seu interesse, depois dá para o torto e com o orgulho ferido dão o triste espetáculo que estamos a assistir. Nas eleições nacionais, a comissão política não deveria tomar posição (franca ou acobertada) a favor de ninguém e não deve manipular para, às escondidas, os resultados nacionais com os votos da Madeira. Com isto, todos os madeirenses assimilaram como é o PSD de trafulha até dentro de portas. Já desconfiam há muito tempo e há muitos lesados no partido por estas ações, que o diga a JSD e mesmo nas internas regionais. Por isso temos cada vez piores políticos.

Todos sabemos que Albuquerque quer o regresso do Passismo mas, seu amigo nada de bom trouxe para a Madeira, aliás, estamos a viver o mesmo aqui e o partido também vai acabar em pantanas como o de Lisboa, assim que acabe o poder.

Duas acções práticas, uma era chamar os tais militantes pendentes à sede com "semi-capacidade" de votar, que pagaram entregando o dinheiro ao partido, e aí, caso a caso e ao telefone com a sede em Lisboa, fariam o correto saldo das quotas usando a banca online e rodando o dinheiro. Dava trabalho mas salvava a cara. É que não fazendo isto, só perde é o PSD-M, não votamos no que nos interessa e, de Lisboa, todos nos vão desconsiderar por falta de peso político. Com Rui Rio não fazem farinha, todos sabem como é.

É especialmente grave se isolar até do próprio partido no contexto do PSD nacional, a Madeira não está de boas relações com ninguém, só mantém as institucionais, não acredito que Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Rui Rio, etc, nutram sincero respeito depois de cilindrados na praça pública. Em privado vão estar em comunhão de ideias. É que já não se trata de uma questão política mas sim a junção de todos os ofendidos e ainda se juntam os destratados "ressabiados" dos "velhos" na Madeira. O Rui Rio vai subir na consideração dos continentais com este episódio. O Orçamento de Estado é outro buraco onde o PSD-M se vai voltar a meter, não é uma posição de força mas sim de fraqueza a ver se a República cumpre as suas promessas.


O nosso secretário geral José Prada falhou, as pessoas estão habituadas a estar num pedestal a manobrar e a contar as histórias que querem. Só funciona aqui com todos os poderes no PSD-M/GR. José Prada habituou-se a contar histórias e vive numa realidade em que tudo acaba com o PSD é o maior e a ganha todos, já não importa as pessoas, a realidade e as regras. Passamos de Rui Abreu para José Prada e parece tudo da mesma colheita. Entende-se como é que de tantos fugidos da Função Pública, a trabalhar no partido, não haja um que abra a boca para chamar o José Prada à razão, aí sim meus amigos há carneiros. Não querem saber da Madeira, não querem saber do PSD, só querem saber do seu ordenado e das fotografias das boas graças, fingimentos.

Vou acabando dizendo que a desunião só pode matar, é ideia velha que os grandes quebram por dentro. Temos uma fação a matar o PSD todos os dias, aqui só com tachistas inscritos à pressa como militantes para eliminar o passado e votar "à pressa". Por estes dias, olha-se à volta e, os que têm mais consciência, sabem ver que Jardim tinha o seu feitio e gerava desaguisados com alguns, ao fim de algum tempo ou fazia as pazes ou não tinha mesmo remédio mas os casos eram residuais. Com esta nova geração de meninos mimados do carro preto, o PSD Madeira estará sempre a perder por mais que disfarcem. Neste caso, pergunta-se também a Jardim, se estivesse ainda como presidente do partido, se não iria procurar um entendimento em vez da chacota na praça pública, é que estamos a ficar marcados como o partido dos furtos.


O PSD viciou-se a trabalhar para a fotografia porque tem um presidente oco e uns seguidores iguais. Não deverei ser militante por muito mais tempo, por mim estou fora, para o partido vou sair quando não der bandeira. O PSD não tem emenda e vai cada vez a pior. Farto disto.

O Manuel António, em vez de ser usado para salvar a pele ao Calado da jogada do Albuquerque (para o afastar), com medo que seja o seu sucessor no partido e no governo, devia pegar nesta sim, "nau sem rumo", e trazer alguma decência a este partido. Só se revê quem está preso por um tacho. Com o PSD-M há chapelada em todas as eleições, nada corre sem ser forçado, é a democracia cacique dos que dependem dos lugares públicos para serem alguém.


Enviado por Denúncia Anónima 
Quarta-feira, 08 de Janeiro 2020 22:49
Texto, título, imagens, destaques e link do noticiário RTP-M enviados pelo autor. Vídeo recortado do Telejornal das 21, de 7-1-2020, a pedido do autor.