Como ser roubado no OLX através do MB Way


Os madeirenses devem ter cuidado com as compras online, tanto nas lojas de segunda-mão como noutras com produtos muito apelativos e inovadores, normalmente de sites internacionais. Ficam aqui 2 exemplos nacionais, com um filme no fim de uma tentativa em direto e as recomendações.

Um testemunho:

"Não sou utilizador de MbWay mas ontem desapareceram 200€ da minha conta sem o meu conhecimento/consentimento.

Tenho equipamentos à venda no OLX e fui ontem contactada telefonicamente por um comprador interessado (Sr. Zé) que me contactou do número 926233620. Estava com urgência em fazer a compra e pediu-me para me dirigir ao multibanco para ele transferir o valor para a minha conta e ficar logo disponível. Dirigi-me ao multibanco (Rua dos Anjos) e segui as indicações dadas. Pediu-me para seleccionar a opção MB Way/MB Net, eu disse que não era utilizador mas isso não foi impedimento. Inseri o contacto telefónico que me foi dado e o código de confirmação e, em nenhum momento apareceu no ecrã qualquer informação de que eu estava a dar acesso à minha conta, não dei os dados da minha conta, nem nunca apareceu o valor da transacção, nem recebi qualquer talão do multibanco ou notificação do meu banco ou de qualquer outra entidade a Informar/pedir confirmação do acesso. Cerca de 2 horas depois o meu extrato bancário revelava um levantamento de 200€ da minha conta (activobank), num multibanco, em Aveiro.

Se não sou utilizador deste serviço como é que poderia saber que sem qualquer dado meu, à exceção de um contacto telefónico, qualquer um pode enganar outro, sem que a vítima se dê conta do que se está a passar, pois nunca lhe é fornecida essa informação pelo terminal multibanco.

Se eu nunca aderi a este serviço não posso, obviamente ter conhecimento do seu procedimento, como é que um serviço do qual não sou aderente consegue conceder acesso à minha conta sem nunca me informar, sem haver confirmação de valor e sem qualquer tipo de notificação descritiva.

Fui à Polícia e fiquei a saber que esta é uma burla que acontece diariamente, pelo país todo.

O Mbway é a nova ferramenta dos ladrões para roubar aqueles que desconhecem o serviço, pois qualquer um que vá ao multibanco e siga os passos para activar MBway sobre indicação de outro mal intencionado, vai percorrer todos os ecrãs de confirmação sem nunca vir mencionado que está a dar acesso da sua conta bancária a alguém, não sendo de todo seguro."

Uma reacção positiva:

"Recentemente fui burlado no OLX. Denunciei na polícia e forneci todos os dados necessários, desde screenshots das conversas, números de telefone, emails e contas utilizadas pelo suspeito na plataforma... 
Passado um/dois meses, a pessoa em questão foi localizada. É mesmo importante apresentar queixa, caso contrário eles nunca irão parar."


As recomendações da SIBS são as seguintes:

  1. "Nunca deve adicionar, ou permitir que adicionem à sua conta ou cartão bancário, um número de telemóvel que não possui ou desconhece, quer seja através do Multibanco, quer seja através do homebanking"
  2. "Os bancos não solicitam, telefonicamente ou por mail, que adicione à sua conta bancária um número de telemóvel que não é seu ou não conhece. Caso seja contactado neste sentido e desconfie da legitimidade do contacto, deverá de imediato entrar em contacto com o seu banco".
  3. "Da mesma forma, nenhuma entidade legítima, como operadoras de comunicação ou de outros serviços, lhe poderá solicitar, telefonicamente ou por mail, que adicione à sua conta bancária um número de telemóvel que não é seu ou não conhece. Caso seja contactado neste sentido e desconfie da legitimidade do contacto, deverá de imediato entrar em contacto com o seu banco".
  4. "Nunca forneça dados confidenciais ou pessoais como resposta a mensagens de correio eletrónico ou via SMS, mesmo que a origem da solicitação aparente ser legítima".
  5. "Não siga ligações que recebeu em mensagens de correio eletrónico ou via SMS".
  6. "Verifique os extratos das suas contas bancárias regularmente".
  7. "A SIBS recomenda que contacte o seu banco para adicionar o(s) seu(s) número(s) de telemóvel para que possam ter a sua ficha de cliente totalmente preenchida".

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 12 de Fevereiro 2020 14:14
Todos os elementos enviados pelo autor.