É triste ter mais medo do hospital do que da doença.


Sempre se passaram coisas raras no nosso hospital Nélio Mendonça mas sabemos que os médicos são uma classe protegida, entre eles protegem-se porque hoje eu e amanhã tu, é o cultivo da irresponsabilidade tal como no Governo Regional, onde ninguém demite ou se demite por falhas e onde a Justiça raramente actua. A classe médica verga até o Governo Regional. Um coitado de um paciente, que tenha um azar com um médico e reclame, acaba quase sempre em nada e é preciso ter dinheiro para enfrentar na Justiça com o sindicato a defender. A Justiça é só para os ricos e não para valer numa condição de pobres e doentes.

Acho que o estado da nossa Saúde deve preocupar toda a gente, em especial a Pública, porque não tenham dúvidas que será a última esperança, para aqueles que não têm dinheiro para não padecer pelos timings absurdos de atendimento ou porque a clínica privada ultrapassou a sua capacidade.

Vivemos contrariados, muitas vezes irritados como somos tratados na doença mas na nossa fraqueza de cada momento calamos, para ver se não deterioramos mais a nossa situação e que no essencial nos atendam e resolvam. É nojento haver cunhas na Saúde, deveria ser um serviço em dia. É nojento que descontemos todos e haja gente que usa os conhecimentos, que passa à frente ou é melhor atendida. Os impostos pagos por alguns parece ser de melhor qualidade do que outros. Enojou-me uma situação relatada no CM há dias, a pessoa descreve com factos tudo o que tento aqui expor. (Link da publicação mencionada colocado pelo CM).

Daquilo que o utente percebe e que vai comentando, pelas listas de espera, este não entendimento na coligação no que respeita à Saúde, os diagnósticos errados, o permanente estado de sítio e as falhas médicas que atemorizam todos, a falta de equipamentos ou deles a funcionar, a falta de medicamentos, são factos a mais e permanentes. Também na Saúde, este Governo Regional ataca com muita publicidade, com fotografias queridas e sorridentes mas, depois em dias mais do que sucessivos ... contíguos, vão surgindo mortes de crianças, trocas de cadáveres, tudo isto são sintomas de um caos muito maior que, chegados à opinião pública quebra a última réstia de confiança. Mas, é bom que cheguem, a lei da rolha é que não.

Tenho um pai que se recusa a ir às urgências e este exemplo dentro de casa diz-me tudo. Tem mais medo de ir ao hospital do que da doença e era uma pessoa comum, apreensivo com as maleitas mas a confiar no sistema regional de Saúde.

Há muito para fazer e não é com cosméticas, é com governação. 


Enviado por Denúncia Anónima 
Segunda-feira, 13 de Janeiro 2020 11:32
Texto, título e recorte enviados pelo autor. Video e link CM