Caro Correio da Madeira, muito bom dia.
Perdeu-se o decoro e o respeito, venceu a lata e o compadrio. Numa altura que a nossa Laurissilva está a enfrentar as Alterações Climáticas, ao fim de milhões de anos, este museu vivo enfrenta um Governo Regional que continua a inventar obras para enriquecer alguns, mesmo com caminhos de 12 milhões de Euros para nenhures, quando só tem 5 milhões para enfrentar as imensas listas de espera na nossa Saúde. Isto é está tudo errado e peço o vosso auxílio para promover esta petição. Se for atendido, desde já o meu agradecimento. Este texto consta da nossa petição:
Pela proteção da FLORESTA LAURISSILVA - Contra a asfaltagem e betonagem do troço das Ginjas ao Paul da Serra (Estanquinhos)
ALERTA LAURISSILVA
Pela Não Intervenção na Estrada das Ginjas
Para: Assembleia Regional, Assembleia da República, Presidente da República e Unesco.
Os cidadãos signatários desta petição vêm por este meio, de acordo com o "Direito de Petição" (ponto 1 do artigo 52º da Constituição da República Portuguesa Lei nº43/90, de 10 de Agosto, com as alterações introduzidas, e retificadas pela Declaração nº23/2017, de 5 de Setembro):
1. Afirmar a sua incontestável posição de defesa da Floresta Laurissilva, inscrita na Lista de Património Mundial da UNESCO desde Dezembro de 1999, após ter sido demonstrado o seu valor ecológico único à escala mundial.
A floresta Laurissilva contém habitats com características subtropicais representativos da diversidade biológica, de fauna e flora, cuja origem remonta ao Terciário, onde chegou a ocupar vastas extensões do Sul da Europa e da bacia do Mediterrâneo. A Laurissilva Madeirense é, nos nossos dias, a mais extensa e a que está em melhor estado de conservação, das ilhas atlânticas, apresentando um valor universal excepcional do ponto de vista científico e de conservação.
2. Manifestar a sua posição imperativamente Contra qualquer intervenção no acesso rodoviário que faz ligação entre a localidade das Ginjas e a dos Estanquinhos, denominada Estrada das Ginjas, por representar uma ameaça directa gravíssima à manutenção deste ecossistema tão frágil que é a nossa Laurissilva, e por não haver uma necessidade urgente e justificada para tamanha intervenção.
A estrada em causa encontra-se dentro do Parque Natural, na Zona Especial de Conservação da Laurissilva da Madeira e na Zona Especial de Conservação do Maciço Montanhoso, ambas integrantes da Rede Natura 2000.
3. Relembrar o compromisso de Defesa do Património Natural assumido pelo Governo Regional, perante os madeirenses e o Mundo, e apelar ao seu bom senso na gestão dos impactos das suas decisões, em especial aquele a que se refere esta petição.
Assim sendo, e considerando os pressupostos anteriores solicitamos:
- A não autorização da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais de qualquer obra de beneficiação, ampliação ou construção na Estrada das Ginjas;
- A cessação imediata de qualquer acção ou intervenção que já tenha sido iniciada na Estrada das Ginjas;
- O abandono de qualquer intenção futura de procedimentos ou intervenções desnecessárias no Parque Natural da Madeira, em especial nas Zonas de Conservação Especial.
Engº Rui Vieira (Islenha Nº42/2008)
Gratos pela atenção de Vossa Excelência.
Atenciosamente,
Os signatários.
Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 1 de Fevereiro 2020 09:21
Todos os elementos enviados pelo Autor.
não queremos que você repasse, queremos que você assuma uma cidadania coerente e assine pela sua terra, não deixe a cleptocracia vencer.