Alterações climáticas: Madeira vai ficar igual ao Porto Santo e as Canárias


As alterações climáticas previstas basicamente declaram que a Madeira vai ficar com o clima das Canárias ou Porto Santo. Isto significa:
  1. A Madeira vai deixar de ser verde.
  2. As levadas vão ficar inoperacionais quer por falta de água quer por maior numero de escorregamentos (devido à diminuição de água no solo que levará à perda de coesividade. Como a areia).
  3. Menos precipitação não quer dizer menos nuvens.
Alguns vão dizer: "Porreiro, vamos concorrer Turisticamente com as Canárias".  O Porto Santo é um destino Sazonal. Talvez Canárias também o seja. O destino de praia é um destino familiar de quem tem filhos menores. Logo, o preço das viagens tem um peso significativo no orçamento e as férias só podem ser feitas no Verão: logo, sazonalidade.

Um destino familiar não pode de maneira nenhuma ter problemas nas deslocações. Quem tem filhos pequenos sabe a chatice que é ter que esperar com eles. Logo, o aeroporto tem que estar sempre operacional.

O turista quer ir à praia com os filhos. Nesse caso, ou fica no hotel caso tenha piscina, ou terá que ir de carro: o que é uma chatice para quem tem menores à guarda. Chegando à praia, vai ter estacionamento próximo? Nem para os daqui tem ...

A sazonalidade: os hotéis fecham no Inverno. O que é que as pessoas vão fazer? A esmagadora maioria dos empregos é para trabalhadores indiferenciados (recepcionista, limpeza, bar-tender, ...) que ganham pouco mais do que o salário mínimo.

Outra coisa que as pessoas não estão a interiorizar é que vamos deixar de produzir produtos alimentares. Isso significa desemprego e aumento de custo dos alimentos.

O custo da água vai aumentar.

A diminuição da água disponível poderá inviabilizar os investimentos em energias renováveis.

E, a preocupação de Albuquerque de hoje (e sempre) é arranjar mais um tacho para um Renovadinho, queimar algum bem-visto pela população, escolher um fato para a foto e saber que larachas há de dizer no come-e-bebes.

Enviado por Denúncia Anónima 
Quarta-feira, 08 de Janeiro 2020 13:00
Texto e título enviados pelo autor. Ilustração, vídeo e links CM.

Leituras sugeridas:
AEIOU

NIT

Em 2018, a 7 de dezembro, observavam assim o nosso clima. Passamos 2019 e já no início de 2020 constatamos o mesmo padrão de tempo: