Vou explicar como se fosse do SESARAM


Há barraca no hospital dias seguidos e não vemos a Drª Rafaela Fernandes a dar a cara, se calhar fui eu que não vi tudo mas, partindo deste pressuposto, vou fazer como se estivesse encarregado da "comunicação oficial" do SESARAM. Não sei se também passa pela Quinta Vigia, é que ora dizem que passa tudo por lá ora o Presidente aparece como instrumentista a dar música com a barraca a abanar, o edifício a ruir e seus amigos do sistema a despencar.

Então era assim:

É com imensa pena e apreensão que tomamos conhecimento de que o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, E.P.E) tem um caso de espera de 10 anos por uma cirurgia vascular. Deve ter falhado na limpeza das listas ou das cunhas que estão sempre a passar à frente, é que dos serviços não deve ser porque os médicos estão aí pelo menos 10 minutos antes de ir para a privada.

O referido caso, estava num quadro compatível com a espera "até ver" superior, é tipo verde escuro de fundo de garrafa como lente. Dado que o caso foi tão superiormente seguido, deixou de ter linha de vista mas, no entanto, confirmamos que foram cumpridos os protocolos de actuação preconizados e prescrita a actuação adequada com resposta disponível nos serviços. Até sugerimos que, se tiver confiança para abordar, agarre um membro do governo pelo bracinho e pergunte onde se consultam no continente.

Ressalvamos, graças a Deus, que não se deu nenhum agravamento do estado clínico da "espera" porque recorreu ao serviço de atendimento variadíssimas vezes e não há relatos de pancadaria nos serviços de segurança, o que demonstra compreensão pelo superior atendimento do SESARAM.

Devido à sua situação não inspirar cuidados mais diferenciados, queremos ressalvar que ainda tentamos uma solução na privada mas não temos acordo e também nada fariam sem o pagamento das facturas em falta. Assim, o caso transferiu de lista para lista mas sempre acompanhado por um profissional, resultou lamentavelmente nesta espera alargada de 10 anos que tomamos conhecimento.

Toda esta situação está a ser alvo de análise e de averiguação interna, o SESARAM, a secretaria da Saúde e do hospital, o  sindicato, os médicos e as clínicas privadas estão reunidos com a Cunha Vaz & Associados a ver o melhor texto a apresentar ou, quiçá, arranjar outro divertimento nos jornais porque isto esquece.

O SESARAM e os seus profissionais lamentam profundamente o tempo de espera apesar de todo profissionalismo colocado ao caso. O tempo passa depressa, infelizmente, e fez-se 10 anos num abrir e fechar de olhos.



Quero deixar de forma séria, apesar destes últimos momentos de "humor" que esconde a minha irritação, os sentidos pêsames aos pais da criança recentemente falecida 
e um beijinho a ela, onde quer que esteja.


Quando uma criança parte deste mundo, o céu ganha mais um anjo e o firmamento mais uma estrela. Sinto muito a sua perda, e acreditem que a dor da sua família é sentida por todos seus amigos, conhecidos e o cidadão anónimo.

Recebam meu apoio e o desejo que este momento de grande dor seja breve. O tempo levará o sofrimento e deixará saudade e serenidade. Tenham fé e coragem. Beijo.

Enviado por Denúncia Anónima 
Terça-feira, 14 de Janeiro 2020 14:15
Texto, título, imagens e link do vídeo pelo autor.